Não se ouve facilmente falar de Cultura Digital, embora as palavras, separadas, são bem conhecidas. Cultura Digital é o uso das tecnologias digitais (computadores, vídeo, fotografia…) como transmissor das manifestações culturais locais. Com a internet, é possível divulgar festas de São Gonçalo dos Campos para o mundo todo. É possível também receber notícias de grupos folclóricos residentes do outro lado do país.

Para permitir que esta realidade chegue até nós, é preciso entender como funciona. A oficina, que começou no final do mês de agosto, tem o objetivo de formar o olhar das 8 participantes: como são feitos os trabalhos já existentes, como podemos utilizar as ferramentas do computador para publicar e divulgar trabalhos?

Resolutamente oposto ao controle das mídias por empresas ou agências, PACE resolveu utilizar as tecnologias livres para realizar a oficina. Os computadores funcionam com o Ubuntu, uma das numerosas versões do Linux em português. Ubuntu é uma palavra que vem da África do Sul, onde se fala Zulu e Xhosa. Ela quer dizer “um ser só é um ser, através de outros”.

Utilizamos também vários programas livres, para trabalhar todos os conteúdos, entre outros the gimp para a fotografia, inkscape para o grafismo, audacity para o áudio e lives para o vídeo… Estes programas foram criados por pessoas que decidiram oferecer a tecnologia, voluntariamente. Todos os trabalhos realizados na oficina serão também publicados em licença livre (Creative Commons).